Evitando fraudes

Se você reside no Brasil é improvável não ter algum relato de golpe. É óbvio que desonestidade, corrupção e bandidagem estão por toda parte, não sendo um atributo ímpar da nossa pátria, muitas vezes não tão gentil….desculpe o trocadilho; mas é correto afirmar que a ineficiência de apurar os casos e condenar com penas severas faz do Brasil um atrativo aos golpistas.

Ano passado por um descuido acabei caindo em um golpe muito bem engendrado e fui hackeado pelo aplicativo do whatsapp. Sim, mesmo sendo extremamente desconfiado e precavido, bastou uma pequena distração para realização de enormes dores de cabeça. Mas o intuito deste ensaio é auxiliar você caro amigo leitor a precaver-se com algumas dicas aparentemente simples que podem de alguma forma blindar um pouco:

1- Utilize app de banco pelo computador e celular evitando navegadores.

2- Utilizar sites com httpS, (o s do final representa seguro), principalmente em sites de compra e venda.

3- Crie senhas aleatórias com números, letras maiúsculas e minúsculas, depois memorize. 

4- Sites de pornografia são armadilhas utilizadas por hackers. 

5- Ao instalar aplicativos de celular analise com cautela as permissões, incluindo acesso a câmera, microfone, localização e contatos. 

6- Contatos de familiares próximos evite colocar: pai, mãe, esposa, filho, pois facilita a vida do bandido caso roubem seu celular simulando sequestro relâmpago.

7- Todas as correspondências e notas fiscais contém seus dados, portanto ao descartar pique e jogue no lixo.

8- Não exponha sua vida particular com freqüência em redes sociais, principalmente locais, horários pois fazem de você uma vítima previsível.

9- Atenção aos boletos falsos, cheque sempre todas as informações cuidadosamente.

10- Evite ao máximo deixar salvo o cartão de crédito em sites e aplicativos.

11- Se possível solicitar dupla autenticação em aplicativos e emails.

12- Mantenha sempre atualizado seu celular, computador e antivirus.

13- Não abra emails suspeitos; é muito comum o envio de golpes com título da receita federal, bancos e boletos de dívida, Serasa etc. 

14- Evite atender telefonemas que não reconhece na bina (contatos), se for realmente importante vai ligar novamente. 

15- Não exponha seu número de telefone em sites de venda, utilize o chat do aplicativo e apenas transmita seu número após ter o máximo de certeza que não é fraude.

16- Fique atento as transações com depósito bancário pois muitos depositam envelopes em branco apenas para imprimir o comprovante falso, portanto só entregue o produto após a confirmação em sua conta bancária; na dúvida entre em contato com seu gerente.  

17- Evite caixas eletrônicos a noite pois é comum a inserção neste período de aparelhos que clonam seu cartão além de sequestro relâmpago. 

18- Proteja seu cartão de crédito e débito com avisos SMS de compras. 

19- Anote os números do código de segurança do seu cartão de crédito em local seguro e apague do seu cartão estes 3 dígitos. 

20- Na aquisição de produtos e serviços fique atento com as maquininhas de cartão. Não coloque seu cartão de credito em maquinas suspeitas, na dúvida pague em dinheiro. 

É duro acompanhar a ousadia e imaginação dos bandidos, todo cuidado é pouco. Infelizmente o filósofo Thomas Hobbes estava certo: “o homem é o lobo do homem”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
× Como posso te ajudar?