Não existe efeito sem causa e a apologética de São Tomás de Aquino elucidada a necessidade de uma causa incausável; um primeiro motor gerador do universo.
O humano é um ser complexo e se caracteriza pela dualidade razão e emoção porém esquecemos do natural instinto primitivo e sua capacidade intuitiva, capaz de prever situações, mudanças e até mesmo sentir que há algo muito além do que a matéria aparente.
Sensibilidade, instinto, razão ou pela intuição, sentimos e/ou acreditamos em algo superior, um Deus, um criador do universo e desde os primórdios foram criadas religiões (religare) com o intuito de religar o homem com Deus. As religiões assim se utilizam no geral de dogmas, rituais, sacramentos, leis, vestimentas, músicas, doutrina….tudo o que for necessário para criar uma condição de elevação do homem para com o demiurgo. A busca e esperança de um futuro melhor na Terra e no plano espiritual, o apelo em situações difíceis de saúde, financeiro, sentimento de gratidão…inúmeros são os motivos que impulsionam a crença e a fé. Crença é acreditar em algo, fé é capacidade de luz, são distintos. Nas provas da existência, geralmente os que possuem apenas crença abandonam a religião e seus valores enquanto os que possuem fé sabe suportar com mais firmeza por saber que faz parte dos desígnios de Deus, pois nada ocorre sem seu consentimento.
As religiões são instituições humanas e assim sendo passíveis de erros, porém possui imensa contribuição na criação de valores. Certamente a escolha é individual e deve se buscar a que melhor auxiliar sua transformação positivamente…no caminho da iluminação
O que muitos não compreendem é que se as religiões são criações humanas a espiritualidade não o é. Cristo já afirmava que a casa de Deus pai tem várias moradas e não há espaço vazio na criação divina. A arrogância humana faz de homens deuses, incapazes e insensíveis (em grande maioria) de admitir que existe algo além da sua limitada razão, sentidos precários e instrumentação rudimentar como fonte de conhecimento, frutos do orgulho e o sentimento de Protágoras ainda ecoando nos corações humanos “O homem é a medida de todas as coisas”.
A espiritualidade É, não é questão de crenças ou opinião. Ocupam os grupos sérios que buscam aperfeiçoamento e possuem comprometimento com os que buscam na disciplina evoluir. Possuem outro corpo etéreo portanto invisível aos olhos mas perceptível aos mais sensíveis e médiuns religiosos ou não. Na dualidade de forças há também os que agem nas sombras estimulando o declínio no plano paralelo, tendo diversos nomes…e via de regra, nossos sentimentos, pensamentos, ações e aspirações são o fator determinante de nossas companhias humanas e espirituais – lei de atração, semelhante atrai semelhante.
Se o ateísmo é a negação de um Deus criador, não podemos esquecer que a incredulidade é fruto de muitas dissonâncias cognitivas dos que se dizem religiosos e suas contradições. Quantos vestidos de suas crenças nas mais diversas religiões negam a verdade e a essência impondo pelo medo e cobiça a venda de um céu? Extorquem pessoas humildes muitas vezes na fragilidade da ignorância e simplismo prometendo mundos e fundos mas também ameaçando uma vida ainda mais degradante se não seguirem fielmente seus preceitos? Condenam no fogo eterno sendo que contraditoriamente a palavra divina emana amor e perdão, fugindo assim a essência divina.
O ser humano é livre em seus pensamentos, no uso do livre-arbítrio são artífices do próprio destino semeando e colhendo cada semente plantada pelo coração. A imensa maioria escolhe o aprendizado na dor, busquemos poupar sofrimento evoluindo pela lei do amor.
…Deus o abençoe e ilumine sua família!
Gratidão.
Tenho acompanhado os conteúdos deste site e tenho gostado bastante de tudo que é postado apesar de alguns conteúdos serem diferentres em outros sites.no todo gostaria de elogiar pelo trabalho online desenvolvido Deus abençõe a todos .
Agradeço imensamente pelo carinho e acompanhar meu trabalho.
Deus te abençoe 🙂